terça-feira, 15 de março de 2022

Secret Wars - Guerras Secretas - Variações e Curiosidades

 Secret Wars -  Guerras Secretas  - Variações e Curiosidades

Assim como outras séries dos anos 80 Secret Wars tem suas curiosidades e variações de acordo com a região onde foram lançadas. Eis aqui algumas informações e respostas para perguntas que colecionadores se fazem até hoje.

A primeira variação que podemos citar é o  Wolverine que foi relançado na série 2 com Garras pretas. As cores dos acessórios geralmente tinham um padrão: Para os Heróis o escudo era Vermelho e para os vilões escudo era Prata. As armas para todos eram pretas, com exceção das garras do Wolverine que eram prata. 

No Brasil no início tinha um padrão  Prata era a cor dos escudos e acessórios dos Heróis assim como a base Verde.  Para os vilões era Ouro e base Vermelha.  Mas a medida que eram fabricados as cores eram invertidas, menos as bases.  As figuras da Mattel originalmente não tinha a base.

                                   Dr Destino Mattel                           Dr Destino Gulliver                                             
                                                          Escudo Prata X Escudo Ouro

As cartelas originais da Mattel tinham no verso uma ficha do personagem e uma peque tirinha em quadrinho que no Brasil foi adaptada para uma pequena revista que acompanhava cada figura que é bem mais legal que a original. Uma curiosidade aqui fica por conta do Homem de Ferro que nos quadrinhos NÃO participou da história original pois quem vestia a armadura era seu amigo James Rhodes. Na cartela original consta a identidade de Rhodes, mas a Gulliver por aqui não hesitou e publicou como Anthony Stark



Outra variação de cor é o colete do Kang que originalmente é Roxo e por aqui saiu prata.



Inicialmente os veículos da Mattel não vinham com figuras incluídas o que possivelmente mudou devido ao sucesso dos veículos do G.I.Joe, pratica já adotada desde o início pela Gulliver. A empresa brasileira também não lançou os helicópteros por aqui na primeira coleção apenas na coleção Super Heróis e ainda por cima aproveitou os moldes para lançar o Helicóptero e o Turbo Cycle na série S.O.S Comandos, relançando os veículos e utilizando as formas por quase uma década. 

Outra curiosidade sobre a Gulliver vem com a coleção Future Warriors lançada na segunda metade dos anos 90 que foi uma tentativa da empresa de criar seu próprios Super Heróis de quadrinhos utilizando principalmente todos os moldes de veículos e bonecos dos Secret Wars. Tratada como uma linha Bootleg de Secret Wars lá fora foi através dela que descobrimos que a Gulliver tinha os moldes do Barão Zemo  do Constrictor, uma cabeça muito parecida com o Homem de Gelo (que também seria um ótimo Surfista Prateado)  e uma outra com traços semelhantes ao Homem Molecular.  Outro detalhe são os acessórios dos bonecos ao invés de plástico são emborrachados. Uma figura que chama a atença é o personagem Darklord  que tinha o corpo do Homem Aranha, a cabeça do Barão Zemo e o visual semelhante ao Deadpool, que foi escolhido propositalmente pois o mercenário tagarela estava fazendo um grande sucesso  nos quadrinhos dos Xmen por aqui.



O Homem Aranha com uniforme negro era uma versão da qual os fãs desconfiavam que não seria permanente e nem traria alterações radicais, visto que nem a própria indústria apostou tanto pois eram fabricadas menos peças em relação aos outros personagens.  Na medida em que o aracnídeo foi fazendo sucesso nas HQ's com o novo uniforme o boneco começou a desaparecer das prateleiras e tornou-se um item cobiçado. Seguindo essa lógica em 1989 relançou o personagem porque a Editora Abril publicava as primeiras histórias do Homem Aranha com o uniforme negro depois da saga Secret Wars.  (Homem Aranha Nº 71 - Editora Abril - Maio de 1989). O Fato que o uniforme tornou-se icônico sinônimo de histórias maravilhosas como a Última Caçada de Kraven e a Morte de Jean Dewolf e uma variante indispensável em qualquer coleção de  um fã do Cabeça de Teia.



Outro personagem que merece destaque é o Duende Macabro, vilão que atormentava a vida do Homem Aranha nas HQs sendo destaque devido sua identidade misteriosa e por suceder ao falecido (até então) Duende Verde.  Para aproveitar o sucesso lançaram o boneco do personagem que nem sequer participou da história original mas tornou-se uma das figuras mais queridas da coleção. 
Por falar em personagens que não participaram da história original temos além do Duende Macabro, o Demolidor, Falcão, Homem de Gelo, Constrictor e Electro.  O Homem de Gelo e o Electro foram lançados devido a animação Homem Aranha e seus Incríveis Amigos, que tinha como protagonistas o Homem Aranha, O Homem de Gelo e a Flama (Firestar)


Apesar da Estrela ser a representante da Mattel no Brasil por prestes a lançar os bonecos dos Super Powers da DC, A Marvel  exigiu que a produção fosse para a  Gulliver pois ela detinha os direitos de personagens da  Marvel para explorar nos seus brinquedos e os personagens não seriam lançados pela empresa parceira da Distinta Concorrente

Por Que não saíram personagens femininos?  Geralmente a fabricante desenvolvia 4 ou 5 tipos de corpos que seriam utilizados nas séries seguintes para novos personagens que geralmente mudavam as cabeças e alguns acessórios, como os bonecos do He-man e G.I.Joe. A medida que a série fizesse sucesso desenvolviam peças diferentes.  Com Secret Wars não seria diferente a  Mattel tinha planos para continuar a série pois estava desenvolvendo figuras do Hulk, Abominável, Sr Fantástico, Maça (Gangue da Demolição), Aniquilador,  Cristal (X-Men) e Mística que seriam os primeiros personagens femininos, pensando no sucesso de sua série Masters of the Universe, mas infelizmente a série foi descontinuada. 

Acima os esboços da mensagens secretas dos futuros personagens.Agradeço ao Action Figure Insider pelas imagens.

Em 2009 comemorando os 25 anos de Secret Wars a Hasbro lançou uma série chamada de Comic-Pack com uma edição e duas figuras da série Totalizando 12 cartelas e 24 figuras




Em 2015 a Gentle Giant Ltd lançou as primeiras figuras da série Jumbo, como já havia feito com Masters of the Universe e G.I. Joe.


Em 2016 a Fresh Monkey Fiction lançou uma linha Retroverse com figuras de ação vintage inspiradas nas séries clássicas dos anos 80 como Secret Wars e Super Powers, com personagens da Golden Age (Era de Ouro) e alguns modernos.  Vale destaque para personagens como Madman, Captain Action, Daredevil, Besouro Azul, Nexus, Badger, Phantom Lady entre outros. A coleção atualmente está em sua Wave 7 só com figuras femininas e em breve farei um post somente sobre essa coleção.


 




                                          Comparação: Wolverine-Mattel X Daredevil


Em 2019 a empresa brasileira ZRToys lançou no mercado nacional uma série intitulada FortBox que consistia em uma caixa surpresa com um boneco articulado e diversos acessórios. Até aí tudo bem mas as figuras eram os moldes do S.O.S Comandos da Gulliver com seus acessórios e alguns tinha cabeças de personagens de Secret Wars (Kang, Homem Aranha, Wolverine, Barão Zemo) e da série Future Warriors. Como a caixa era surpresa não dava para escolher o personagem, mas a empresa relançou todas as figuras em blisters transparentes renomeando para Battle Hero Royale com novos personagens (incluindo uma versão do Rambo e o Wolverine Rosa) que tinhas outros acessórios e agora um para-quedas de tecido bem legal.  Algumas figuras são bem legais outras digamos tem cores bem berrantes, mas não deixam de ser interessantes





  
É   ou não é uma "tosquera bacanuda"? Merece uma publicação só para façar desta coleção.

Deixo aqui agradecimentos por sua colaboração à Mattel, à Gulliver, à ZR Toys, à Fresh Monkey Fiction e à Action Figure Insider. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem-Aranha Spider-Man Animated Series Toy Biz - Parte 3

 Série 4  1994/95: A Série 4 chega com uma mudanças na artes das cartelas e no formato dos blisters para acompanhar as demais séries da Toy ...