Raio Negro X Vulcão Negro
O ano era 1977 e a DC Comics estava reformulando o desenho dos Super Amigos que passaria a se chamar All-New Super Friends Hour e teria a substituição dos personagens adolescentes Marvin e Wendy e o Supercão. Para isso a editora juntamente com a Hanna Barbera começou a estudar quais personagens da editora poderiam utilizar e quais poderiam ser originalmente criados. Para substituir os personagens adolescentes foram criados os Super Gêmeos Zan e Jayna e o fiel macaco companheiro Gleek. A idéia era diversificar os heróis introduzindo etnias diferentes com o objetivo de alcançar ainda mais espectadores que se identificassem com os personagens. A Hanna Barbera criou então alguns personagens:
Samurai - origem oriental
El Dourado - origem latina
Chefe-Apache - índio americano de origem Apache
Faltava um personagem de origem afro, o qual a DC também tinha carência nas HQs e estava tomando providências uma vez que a Marvel estava fazendo sucesso com personagens como Luke Cage e Pantera Negra.
A DC comics contratou o roteirista Tony Isabella e o desenhista Trevor Von Eeden para criar o primeiro Super-Herói Afro-Americano da editora. Trevor Von Eeden era um jovem promissor e ilustrador da DC e este era seu primeiro grande trabalho na editora, e posteriormente trabalhou com Batman e Arqueiro Verde entre outros. Tony Isabella foi meio que escolhido a dedo pela DC pois escreveu algumas histórias para o personagem Luke Cage, Punho de Ferro, Heróis de Aluguel, Motoqueiro Fantasma e ainda criou uma identidade heroica para o personagem Bill Foster, o Black Golias; experiência que qualificada o escritor para criar um excelente personagem Afro. Foi prometido além dos quadrinhos que o personagem seria utilizado no desenho dos Super Amigos o que renderia ainda mais para os criadores, porém a DC nunca foi famosa por cumprir suas promessas (contratos) à risca e os criadores dos dois maiores Super-Heróis da editora (Batman e Superman) corroboram com essa "fama"
Em Abril de 1977 chegava as bancas americanas a HQ Black Lighting (Raio Negro) A DC agora tinha um super-herói afro para chamar de seu e queria utilizar no desenho que iria estrear em Setembro. Porém para isso a Hanna-Barbera deveria pagar os direitos autorais para o Criador Tony Isabella para utilizar o Raio Negro no seu desenho, mas ao invés disto criou o seu próprio personagem com os mesmo poderes para não pagar os direitos aos criadores. Surgiu então o personagem de origem afro que a Hanna Barbera criaria para o desenho:
Vulcão Negro: origem afro
Em 10 de Setembro de 1977 estreava nas TV americana All-New Super Friends Hour e em uma das histórias da estréia The Whirlpool (O Remoinho) debutava o personagem Vulcão Negro.
No mês anterior a estréia chegava as bancas a edição 10 de Black Lighting, última edição escrita por Tony Isabella onde ele de forma criativa expõe sua opinião sobre como a DC e a Hanna Barbera passaram o criador para trás.
A trama da HQ começa com Raio Negro lendo o jornal quando depara-se com um anúncio de circo anunciando a aparição de "Raio Negro"? O que acontece é que a dona de uma agência de detetives chamada Barbara Hanna engana o circo com um falso "Raio Negro", um atleta ingênuo manipulado por Hanna, para proteger um diamante mantido no circo. Quando o Raio Negro chega ao circo o Trapaceiro (Trickster - Vilão do Flash) tenta roubar o diamante o que acaba unindo o herói ao seu "sósia" para derrotar o vilão o que acaba desmascarando a Barbara Hanna mostrando-a como uma vigarista ladra com más intenções. Este foi apenas um dos episódios das brigas entre a DC Comics e Tony Isabella.
O importante é que tanto a DC quanto a Hanna Barbera afirmam que o personagem Vulcão Negro mesmo tendo poderes semelhantes ao Raio Negro NÃO é o mesmo personagem e apenas foi inspirado nele, pois se fosse Isabella teria direito a receber pela utilização do seu personagem e também abriria argumento para outros casos semelhantes. Vulcão Negro tem identidade Desconhecida e nenhuma ligação com o Raio Negro, e nunca ganhou uma Hqs somente participou como um "easter-egg" em Cyborg #2 como personagem estampado na camiseta do Cyborg. e na HQ DC One Million como um integrante de uma das diversas ligas da justiça que apareceram na história. Alex Ross queria utilizar o personagem em uma história do Capitão Marvel/Shazam onde iria criar um origem e até um identidade para o personagem, mas a DC rejeitou o projeto. A DC Comics em seu site oficial em Janeiro de 2018 publicou uma matéria para divulgar a série do Raio Negro - 5 Motivos para você assistir Raio Negro, e o #2 é... You HATE Black Vukcan (você odeia o Vulcão Negro) uma forma da DC de assumir o erro por não utilizar o Raio Negro no desenho Super Amigos permitindo que a Hanna Barbera criasse outro personagem para substituí-lo
Em 2010 Tony Isabella comentou em um vídeo sobre o fato.
Batman Brave and Bold
Fabuloso, parabéns pela Matéria e pelo Post muito esclarecedor e creio que ninguém fez isto até o momento a fim de esclarecer em ser ou não o mesmo Personagem o Vulcão Negro e o Raio Negro. Sorte e força sempre e que tudo de certo para todos nós
ResponderExcluirValeu Marcos! Agradeço o apoio.
Excluir