segunda-feira, 21 de março de 2022

Secret Wars - Hasbro

 Desde o momento em que ganhei da minha mãe o primeiro boneco dos Comandos em Ação - Rádio Alerta - Falcon - o qual guardo com carinho até hoje,  sempre sonhei com personagens dos heróis Marvel e DC na mesma escala.  Em 2005 a saudosa Toy Biz lançou uma coleção chamada Marvel Legends Showdown uma espécie de jogo com figuras articuladas de 3.75"realizando em partes meu sonho. Então em 2007 veio a Hasbro com a série Marvel Universe e outras séries de filmes,  não só concretizando meu sonho mas também trazendo diversas figuras que eram objeto de desejo de muitos colecionadores  como personagens do icônico crossover Secret Wars. 

Em 2009 a Hasbro lançou uma série especial das figuras Marvel Universe Comic-Pack que consistia em um blister que continha uma réplica fiel a uma HQ da Marvel e mais duas figuras relacionadas a revista.  E para comemorar os 25 anos do lançamento do primeiro grande Cross-over da Casa das Idéias a Hasbro trouxe ao mercado SECRET WARS - COMIC PACK.  A série voltava a ter figuras nas lojas 11 anos após a Toy Biz ter lançado um box com 8 figuras utilizando aquela famosa tática de relançar as figuras que já existiam às vezes com uma variação de pintura. Possivelmente o Box foi lançado para aproveitar o episódio duplo dedicado a Secret Wars na série Spiderman Animated.     

                                                         Box Secret Wars Toy Biz 1997/98


Ao todo foram lançados 12 packs e cada um acompanhava uma edição da minissérie original.

PACK #1 -  Capitão América & Garra Sônica



PACK #2 - Wolverine & Tocha Humana




PACK #3 - Homem Aranha & Maça (Thunderball - Gangue da Demolição)



PACK #4 - Hulk & Ciclope 


PACK #5 - Nightcrawler & Storm



PACK #6 - Sr Fantástico & Ultron



#7 - Homem de Ferro & Mulher Aranha



#8 - Homem Aranha (Uniforme Negro) & Magneto 



#9 - Gavião Arquerio & Bate-Estaca (Piledriver - Gangue da Demolição)


#10 - Dr Destino & Homem Absorvente & Vespa



#11 - Coisa & Aríete (Bulldozer - Gangue da Demolição)



#12 - Thor & Encantor  



Claro que como todo bom colecionador que ressalta os pontos altos, temos que fazer alguns apontamentos mais críticos como  o não lançamento de algumas figuras que seriam altamente importantes. Cadê o Homem Molecular? Titânia? Vulcana? Capitã Marvel (Mônica Rambeau) Beyonder? 

                                                                          Beyonder

                                                                     Homem Molecular


                                                        Capitã Marvel - Monica Rambeau

Outros personagens também não foram lançados nos Comic-Packs, mas saíram na coleção como Kang, Destruidor (Wrecker), Colossus, Dr Octopus, Lagarto (na coleção do Spiderman) e Galactus.  Vampira é outra que teve sua figura lançada porém não com o uniforme que participa em Guerras Secretas.

                                                                                  Kang 

    Drestruidor 

Colossus


Dr Octopus

 

Galactus

Lagarto

Vampira

Em 2015 a  Hasbro lançou uma nova wave da série Comic-Pack com duas cartelas referentes a figuras da nova Guerras Secretas

Pack #1 - Capitão América Falcão e Vance Astro 


                                  Pack #2 Superior Homem de Ferro & Homem Máquina

Que venham as próximas coleções. Espero que a onda Retrô traga a volta Secret Wars com mais personagens.  Existe também a possibilidade de lançarem a saga no cinema, porém a nova e certamente terão figuras para colecionar.

quinta-feira, 17 de março de 2022

Raio Negro X Vulcão Negro

 Raio Negro X Vulcão Negro 

O ano era 1977 e a DC Comics estava reformulando o desenho dos Super Amigos que passaria a se chamar  All-New Super Friends Hour e teria a substituição dos personagens adolescentes Marvin e Wendy e o Supercão.  Para isso a editora juntamente com a Hanna Barbera começou a estudar quais personagens da editora poderiam utilizar e quais poderiam ser originalmente criados. Para substituir os personagens adolescentes foram criados os Super Gêmeos  Zan e Jayna e o fiel macaco companheiro Gleek. A idéia era diversificar os heróis introduzindo etnias diferentes com o objetivo de alcançar ainda mais espectadores que se identificassem com os personagens.  A Hanna Barbera criou então alguns personagens: 

Samurai - origem oriental


El Dourado - origem latina     


Chefe-Apache - índio americano de origem Apache

Faltava um personagem de origem afro, o qual a DC também tinha carência nas HQs e estava tomando providências uma vez que a Marvel estava fazendo sucesso com personagens como Luke Cage e Pantera Negra.

A DC comics contratou o roteirista Tony Isabella e o desenhista Trevor Von Eeden para criar o primeiro Super-Herói Afro-Americano da editora. Trevor Von Eeden era um jovem promissor e ilustrador da DC e este era seu primeiro grande trabalho na editora, e posteriormente trabalhou com Batman e Arqueiro Verde entre outros.  Tony Isabella foi meio que escolhido a dedo pela DC pois escreveu algumas histórias para o personagem Luke Cage, Punho de Ferro, Heróis de Aluguel, Motoqueiro Fantasma e ainda criou uma identidade heroica para o personagem Bill Foster, o Black Golias; experiência que qualificada o escritor para criar um excelente personagem Afro.  Foi prometido além dos quadrinhos que o personagem seria utilizado no desenho dos Super Amigos o que renderia ainda mais para os criadores, porém a DC nunca foi famosa por cumprir suas promessas (contratos) à risca e os criadores dos dois maiores Super-Heróis da editora (Batman e Superman) corroboram  com essa "fama"


Em Abril de 1977 chegava as bancas americanas a HQ Black Lighting (Raio Negro)  A DC agora tinha um super-herói afro para chamar de seu e queria utilizar no desenho que iria estrear em  Setembro. Porém para isso a Hanna-Barbera deveria pagar os direitos autorais para o Criador Tony Isabella para utilizar o Raio Negro no seu desenho, mas ao invés disto criou o seu próprio personagem com os mesmo poderes para não pagar os direitos aos criadores. Surgiu então o  personagem de origem afro que a Hanna Barbera criaria para o desenho:

Vulcão Negro: origem afro


Em 10 de Setembro de 1977 estreava nas TV americana All-New Super Friends Hour  e em uma das histórias da estréia The Whirlpool (O Remoinho) debutava o personagem Vulcão Negro.

No mês anterior a estréia chegava as bancas a edição 10 de Black Lighting, última edição escrita por Tony Isabella onde ele de forma criativa expõe sua opinião sobre como a DC e a Hanna Barbera passaram o criador para trás.







A trama da HQ começa com Raio Negro lendo o jornal quando depara-se com um anúncio de circo anunciando a aparição de "Raio Negro"?  O que acontece é que a dona de uma agência de detetives chamada Barbara Hanna engana o circo com um falso "Raio Negro", um atleta ingênuo manipulado por Hanna,  para proteger um diamante mantido no circo. Quando o Raio Negro chega ao circo o Trapaceiro (Trickster - Vilão do Flash) tenta roubar o diamante o que acaba unindo o herói ao seu "sósia" para derrotar o vilão o que acaba desmascarando a Barbara Hanna mostrando-a  como uma vigarista ladra com más intenções.  Este foi apenas um dos episódios das brigas entre a DC Comics e Tony Isabella. 












O importante é que tanto a DC quanto a Hanna Barbera afirmam que o personagem Vulcão Negro mesmo tendo poderes semelhantes ao Raio Negro NÃO é o mesmo personagem e apenas foi inspirado nele, pois se fosse Isabella teria direito a receber pela utilização do seu personagem e também abriria argumento para outros casos semelhantes. Vulcão Negro tem identidade Desconhecida e nenhuma ligação com o Raio Negro, e nunca ganhou uma Hqs somente participou como um "easter-egg" em Cyborg #2 como personagem estampado na camiseta do Cyborg. e na HQ DC One Million como um integrante de uma das diversas ligas da justiça que apareceram na história. Alex Ross queria utilizar o personagem em uma história do Capitão Marvel/Shazam onde iria criar um origem e até um identidade para o personagem, mas a DC rejeitou o projeto. A DC Comics em seu site oficial em Janeiro de 2018 publicou uma matéria para divulgar a série do Raio Negro - 5 Motivos para você assistir Raio Negro, e o #2 é... You HATE Black Vukcan (você odeia o Vulcão Negro) uma forma da DC de assumir o erro por não utilizar o Raio Negro no desenho Super Amigos permitindo que a Hanna Barbera criasse outro personagem para substituí-lo 

Em 2010 Tony Isabella comentou em um vídeo sobre o fato. 



Mas quem pensa que os embates entre DC Comics e Tony Isabella acabariam aqui estão enganados. Em alguns projetos em que o Raio Negro participou quando houve alguma divergência, o criador sempre expressou sua opinião com aquela pontinha de mágoa sobre o ocorrido com Super Amigos e  a Hanna Barbera.  Raio Negro deveria ter sido utilizado no desenho da Liga da Justiça, mas a DC resolveu incluir o recém adquirido Super-Choque, que na sua série animada aparece vestindo o uniforme do Vulcão Negro como um "easter-egg" em um dos episódios, e em outro conhecemos o Soul Power mais um herói com poderes elétricos que é uma nítida homenagem ao Raio Negro.   Raio Negro foi utilizado pela DC em algumas animações como Batman Brave and Bold e Young Justice e alguns filmes animados também.  Nas HQs ganhou um destaque na Liga da Justiça e recentemente ganhou um série live-action.

Batman & Superman - Public Enemies 

                                                                  Batman Brave and Bold                                               




















Homem-Aranha Spider-Man Animated Series Toy Biz - Parte 3

 Série 4  1994/95: A Série 4 chega com uma mudanças na artes das cartelas e no formato dos blisters para acompanhar as demais séries da Toy ...